GEELLE lança manual de boas práticas para o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas
Resultado de um curso de extensão promovido pelo grupo, publicação reforça importância do letramento digital na formação inicial e continuada de professores.
Com grande satisfação, anunciamos a publicação do Manual de Boas Práticas: Ensino e aprendizagem de tecnologias digitais. O guia é resultado de um curso de extensão realizado entre fevereiro e março de 2023, ministrado pelo Prof. Dr. Gabriel Brito Amorim (UFG) e ofertado pelo GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras), coordenado pelo Prof. Dr. Daniel de Mello Ferraz (USP). O manual destina-se a profissionais da área de educação linguística — em especial os docentes em formação ou que já atuam na Educação Básica —, e reflete sobre os impactos que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) seguem tendo no pós-pandemia. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui ou acessando a aba Publicações do Grupo > Livros.
A publicação, produzida pelas mãos de quinze discentes do curso de extensão, propõe-se a preencher a lacuna presente nos cursos de formação de professores, que muitas vezes não levam em conta a mudança paradigmática que ocorreu nas formas de educar e aprender durante e após o ensino remoto emergencial decorrente da crise sanitária do COVID-19. O material também pode auxiliar formadores, pois oferece referenciais teóricos, dicas de ferramentas e de plataformas úteis para as práticas pedagógicas.
Os autores também ressaltam que nem todos os espaços formais de aprendizagem dispõem de recursos tecnológicos e acesso à internet. Sendo assim, as orientações presentes no manual são sugestões — e não regras — para propiciar um fazer crítico e ético no trabalho com as TDIC no ambiente escolar. Segundo eles, o material "se propõe a contribuir com a formação de sujeitos críticos, professores e alunos cidadãos, capazes de participar ativa e criticamente de seus mundos a partir de seus diversos letramentos, especialmente os digitais, e assim sintam-se capacitados a fazer escolhas informadas sobre as ferramentas tecnológicas que poderão favorecer seus contextos pedagógicos, levando em consideração o tempo que dispõem, as experiências dos alunos, os recursos da escola e os repertórios que cada um traz para as interações que ocorrem em sala de aula".