Capítulos

capa

Educação linguística e arte: contribuições translingues para o ensino de línguas

Autores: Samara Braga Jorge 
Publicado no livro: Políticas linguísticas, translinguagem e multiletramento engajado em perspectivas decoloniais, Embu das Artes: SP, 2024, pp. 159-171.

Link

 

capa

Agência e produção colaborativa

Autores: Gleyciele de Sousa, Michely Gomes Avelar e Katrine Ribeiro Gonzaga
Publicado no livro: Carla Conti de Freitas; Elissandra de Lima Gouveia de Moraes. (Org.). Tecnologias digitais e educação. 1ed.Goiânia: Scotti, 2024, v. 1, p. 85-104.

Link

 

capa

(Des)caminhos e formação

Autores: Michely Gomes Avelar 
Publicado no livro: 
Carla Conti de Freitas; Michely Gomes Avelar. (Org.). As cores de cada história. 1ed. Goiânia: Scotti, 2024, v. 1, p. 87-96.

Link

 

capa

Lentes descontentes: pelos olhos da barbárie dos discurso autoritários

Autores: Cecília Mendes, Fátima Monteiro e Michely Gomes Avelar 
Publicado no livro: Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ¿ Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, v. 1, p.27-46.

Link

 

capa


Educação linguística, pós-memória e mudança: repensando aulas de língua inglesa na escola e na formação docente

Autores: Samara Braga Jorge e João Paulo de Souza Araujo
Publicado no livro: Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ¿ Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, v. 1, p.66-68.

Link

 

capa

Escrita Imagética na Literatura e Letramento Crítico

Autores: Samara Braga Jorge e Michelle Cerqueira César Tambosi
Publicado no livro: Do grafite ao cinema, letramentos visuais e educação linguística dão as mãos. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. 1, p. 256-274.

Link

Capa do livro

Literacies made in Brazil: Global and Subaltern Cosmopolitan Literacies

Autores: Miriam Jorge e Daniel Ferraz
Publicado no livro: KERKHOFF, Shea N.; SPIRES, Hiller A (Eds.). Critical perspectives on global literacies: bridging research and practice. New York: Routledge, 2023.

Link

capa

Cabelo é herança, cabelo e poder!: a leitura de imagens a partir da minissérie A Vida e a História de Madam C. J. Walker
 

Autor: Michely Gomes Avelar, Tamara de  Farias Cervera e Simone Yuki Kawashima
Publicado no livro: FERRAZ, Daniel; MIZAN, Souzana (Org.). Do grafite ao cinema: letramentos visuais e educação linguística dão as mãos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, p. 63-84

Link

 

Capa do livro

Letramento crítico e educação linguística em língua inglesa: um estudo de caso no Instituto Federal de São Paulo

Autora: Maria Claudia Alves do Nascimento
Publicado no livro: HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; NEVES, Júlia Braga; OLIVEIRA, Taís de; CASS, Thiago Rhys Bezerra. Cadernos do V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. 

Baixar PDF

 

Capa do livro

Palavras-chave em letramentos de resistência: transdisciplinaridades e emancipações linguísticas

Autora: Janaina Gonçalves
Publicado no livro: HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; NEVES, Júlia Braga; OLIVEIRA, Taís de; CASS, Thiago Rhys Bezerra. Cadernos do V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

Baixar PDF

Capa do livro

Discursos, letramentos e formações com professores em tempos de influenciadores digitais

Autores: Daniel Ferraz e Fabrício Ono
Publicado no livro: ALMEIDA, Micheline Mattedi Tomazi; SESSA, Ariel (Orgs.). Discursos contemporâneos: Saúde, educação, política e interseccionalidades
Campinas: Pontes Editores, 2022.

Baixar PDF

 

Capa do livro

Os incomodadores e as suas contribuições para a educação linguística

Autores: Daniel Ferraz e Janaina Gonçalves
Publicado no livro: REZENDE, Patrick; BRAMBILA, Guilherme (Orgs.). Percursos em linguística: teorias, abordagens e propostas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Baixar PDF

capa

Leitura do e no mundo digital: multiletramentos na formação de professores de línguas
 

Autor: Carla Conti de Freitas e Michely Gomes Avelar
Publicado no livro: PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de (Org.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de palavra, 2021, p. 91-108.

Link

 

Capa do livro

Cinco desafios para a formação de professores de línguas / educadores linguísticos no Brasil: Como prosseguir diante das recentes políticas linguísticas e educacionais

Autor: Daniel Ferraz
Publicado no livro: FINARDI, Kyria Rebeca; ALMEIDA, Christine Sant'Anna de; AMORIM, Gabriel Brito (Orgs.). Linguística a
plicada na contemporaneidade: temáticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2021.

Link

 

Capa do livro

Critical literacies made in Brazil

Autores: Walkyria Monte Mór, Ana Paula Duboc e Daniel Ferraz
Publicado no livro: PANDYA, Jessica Zacher; MORA, Raúl Alberto; ALFORD, Jennifer Helen; GOLDEN, Noah Asher; ROOCK, Roberto Santiago de (Eds.). The Handbook of Critical Literacies. Londres e Nova York: Routledge, 2021.

Link

Capa do livro

English language education and critical citizenship

Autores: Daniel Ferraz e Camila Fonseca
Publicado no livro: SILVEIRA, Rosane; GONÇALVES, Alison Roberto. Applied Linguistics Questions and Answers: Essential Readings for Teacher Educators. Florianópolis: UFSC, 2021.

Baixar PDF

Capa do livro

Leitura do e no mundo digital: multiletramentos na formação de professores de línguas

Autoras: Carla Conti Freitas e Michely Gomes Avelar
Publicado no livro: PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti. Praxiologias do Brasil Central sobre Educação Linguística Crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021.

Baixar PDF

capa

Multiletramentos e letramentos digitais: reflexões sobre uma ação de extensão para professores de língua inglesa

Autoras: Michely Gomes Avelar e Guido de OLiveira Carvalho
Publicado no livro: LOPES, Cristiane Rosa; FREITAS, Carla Conti de; AVELAR, Michely Gomes (Org.). Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos da formação de professoras/es de línguas. Goiânia: Scotti, 2021, v. 2, p. 97-113.

Link

 

image 6

Remote language teaching in the pandemic context at the University of São Paulo, Brazil

Autores: Mônica Ferreira Mayrink, Heloísa Albuquerque-Costa e Daniel Ferraz
Publicado no livro: RADIC, Nebojša; ATABEKOVA, Аnastasia; FREDDI, Maria; SCHMIED, Josef. The world universities' response to COVID-19: Remote online language teaching. Research-publishing.net, 2021.

Baixar PDF

image 14

Remote language teaching in the pandemic context at the University of São Paulo, Brazil

Autoras: Carla Conti de Freitas, Michely Gomes Avelar e Cristiane Ribeiro Magalhães
Publicado no livro: SILVA, Armando Malheiro da; FREITAS, Carla Conti de; ALMEIDA, Francisco Alberto Severo de; FRANCO, Mário José Batista; RODRIGUES, Olira Saraiva (Org.). Gestão da informação, cultura organizacional e literacia. Goiânia: Scotti, 2020, v. XI, p. 174-187.

Baixar PDF

image 15

(Re)pensando as práticas de linguagem em tempos digitais

Autoras: Michely Gomes Avelar e Carla Conti de Freitas
Publicado no livro: 
Carla Conti de Freitas; Giuliana Castro Brossi; Valéria Rosa da Silva. (Org.). Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a hoje?. 1ed. Anápolis: EDITORA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, 2020, p. 59-68.

Link

image 14

Observatório de ideias como prática de Letramentos na formação de professores de Línguas.
 

Autoras: Michely Gomes Avelar e Carla Conti de Freitas
Publicado no livro: SILVA, Armando Malheiro da; FREITAS, Carla Conti de; ALMEIDA, Francisco Alberto Severo de; FRANCO, Mário José Batista; RODRIGUES, Olira Saraiva (Org.). Gestão da informação, cultura organizacional e literacia. Goiânia: Scotti, 2020, v. XI, p.174-187.

Link