Capítulos

Capa do livro

Literacies made in Brazil: Global and Subaltern Cosmopolitan Literacies

Autores: Miriam Jorge e Daniel Ferraz
Publicado no livro: KERKHOFF, Shea N.; SPIRES, Hiller A (Eds.). Critical perspectives on global literacies: bridging research and practice. New York: Routledge, 2023.

Capa do livro

Letramento crítico e educação linguística em língua inglesa: um estudo de caso no Instituto Federal de São Paulo

Autora: Maria Claudia Alves do Nascimento
Publicado no livro: HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; NEVES, Júlia Braga; OLIVEIRA, Taís de; CASS, Thiago Rhys Bezerra. Cadernos do V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

Baixar PDF

 

Capa do livro

Palavras-chave em letramentos de resistência: transdisciplinaridades e emancipações linguísticas

Autora: Janaina Gonçalves
Publicado no livro: HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; NEVES, Júlia Braga; OLIVEIRA, Taís de; CASS, Thiago Rhys Bezerra. Cadernos do V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

Baixar PDF

Capa do livro

Discursos, letramentos e formações com professores em tempos de influenciadores digitais

Autores: Daniel Ferraz e Fabrício Ono
Publicado no livro: ALMEIDA, Micheline Mattedi Tomazi; SESSA, Ariel (Orgs.). Discursos contemporâneos: Saúde, educação, política e interseccionalidades
Campinas: Pontes Editores, 2022.

Baixar PDF

 

Capa do livro

Os incomodadores e as suas contribuições para a educação linguística

Autores: Daniel Ferraz e Janaina Gonçalves
Publicado no livro: REZENDE, Patrick; BRAMBILA, Guilherme (Orgs.). Percursos em linguística: teorias, abordagens e propostas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Baixar PDF

Capa do livro

Cinco desafios para a formação de professores de línguas / educadores linguísticos no Brasil: Como prosseguir diante das recentes políticas linguísticas e educacionais

Autor: Daniel Ferraz
Publicado no livro: FINARDI, Kyria Rebeca; ALMEIDA, Christine Sant'Anna de; AMORIM, Gabriel Brito (Orgs.). Linguística a
plicada na contemporaneidade: temáticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2021.

Link

 

Capa do livro

Critical literacies made in Brazil

Autores: Walkyria Monte Mór, Ana Paula Duboc e Daniel Ferraz
Publicado no livro: PANDYA, Jessica Zacher; MORA, Raúl Alberto; ALFORD, Jennifer Helen; GOLDEN, Noah Asher; ROOCK, Roberto Santiago de (Eds.). The Handbook of Critical Literacies. Londres e Nova York: Routledge, 2021.

Link

Capa do livro

English language education and critical citizenship

Autores: Daniel Ferraz e Camila Fonseca
Publicado no livro: SILVEIRA, Rosane; GONÇALVES, Alison Roberto. Applied Linguistics Questions and Answers: Essential Readings for Teacher Educators. Florianópolis: UFSC, 2021.

Baixar PDF

Capa do livro

Leitura do e no mundo digital: multiletramentos na formação de professores de línguas

Autoras: Carla Conti Freitas e Michely Gomes Avelar
Publicado no livro: PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti. Praxiologias do Brasil Central sobre Educação Linguística Crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021.

Baixar PDF

image 6

Remote language teaching in the pandemic context at the University of São Paulo, Brazil

Autores: Mônica Ferreira Mayrink, Heloísa Albuquerque-Costa e Daniel Ferraz
Publicado no livro: RADIC, Nebojša; ATABEKOVA, Аnastasia; FREDDI, Maria; SCHMIED, Josef. The world universities' response to COVID-19: Remote online language teaching. Research-publishing.net, 2021.

Baixar PDF

image 14

Remote language teaching in the pandemic context at the University of São Paulo, Brazil

Autoras: Carla Conti de Freitas, Michely Gomes Avelar e Cristiane Ribeiro Magalhães
Publicado no livro: SILVA, Armando Malheiro da; FREITAS, Carla Conti de; ALMEIDA, Francisco Alberto Severo de; FRANCO, Mário José Batista; RODRIGUES, Olira Saraiva (Org.). Gestão da informação, cultura organizacional e literacia. Goiânia: Scotti, 2020, v. XI, p. 174-187.

Baixar PDF

image 15

(Re)pensando as práticas de linguagem em tempos digitais

Autoras: Michely Gomes Avelar e Carla Conti de Freitas
Publicado no livro: 
Carla Conti de Freitas; Giuliana Castro Brossi; Valéria Rosa da Silva. (Org.). Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a hoje?. 1ed. Anápolis: EDITORA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, 2020, p. 59-68.

Baixar PDF