Daniel de Mello Ferraz (coordenador)
Currículo Lattes
E-mail: danielfe@usp.br
Daniel Ferraz é pós-doutor pela KU Leuven (Universidade Católica de Leuven, Bélgica), com pesquisa sobre filosofia da educação e filosofia da linguagem. É pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa, estudos de gêneros e sexualidades. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na Universidade de Manitoba / Canadá por meio do programa de doutorado sanduíche da CAPES. Possui Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela Universidade de São Paulo e Graduação em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos letramentos, letramentos visuais, estudos de língua e cultura, filosofia da linguagem e filosofia da educação e tem publicado artigos, capítulos de livros e coletâneas nas áreas mencionadas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas estrangeiras modernas (língua inglesa), educação linguística e formação docente. É professor do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. É coordenador pedagógico da AUCANI Idiomas (Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional, onde coordena diversos projetos de educação linguística em língua inglesa (LEUSP, English@USP). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq PQ1. Coordena o Projeto Nacional de Letramentos (USP/DGP-CNPq) e o GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (USP/ DGP-CNPq).
Luciana Fonseca (vice-coordenadora)
Currículo Lattes
E-mail: lucianacarvalho@usp.br
Professora Doutora no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, onde atua na graduação e na pós-graduação. Está vinculada a dois programas de pós-graduação: Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) e Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (ELLI). Possui mais de 20 anos de experiência como tradutora e intérprete de conferências e na formação de tradutores e intérpretes. Foi professora visitante no programa de pós-graduação em Tradução (PPG-TRADUSP) em 2016. Foi pesquisadora sênior da Cátedra e Rede de Cooperação UNITWIN/UNESCO para Integração da América Latina no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) na Fundação Memorial da América Latina (2020-2021). Colabora e coordena projetos de tradução coletiva ligados à extensão universitária e coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Ação em Feminismos, Gênero e Tradução (GRETAS - CNPq). Seus temas de pesquisa são tradução na intersecção entre poder e ativismo, tradução feminista decolonial, historiografia da tradução, tradução jurídica, escrita acadêmica em inglês e língua inglesa nas instituições de ensino superior. Realizou pós-doutorado na Universidade de Leipzig, Alemanha (2022-2024), na área dos Estudos da Interpretação e Saúde Materna, com apoio da FAPESP e do DAAD, e foi pesquisadora visitante no International Institute of Social Studies (ISS) da Erasmus University Rotterdam em Haia (2022-2023). Atualmente é pesquisadora da Cátedra W.B. Yeats de Estudos Irlandeses com o projeto Translation, Gender e Coloniality.
Adriano Alcântara
Currículo Lattes
Atualmente professor Doutor (2020-2024) pela Universidade Federal do Piauí. Graduado em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Piauí (2015.2), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017.2) com áreas de interesse principalmente voltadas para a formação de professores em língua estrangeira, leitura e cognição e letramento crítico voltado para o ensino de línguas estrangeiras em interface com a globalização e processos decoloniais. Professor bolsista do Isf (Idiomas sem fronteiras 2013 - 2015) e Professor Substituto responsável pelo estágio supervisionado de línguas estrangeiras (Universidade Federal do Piauí 2018 - 2020). Atualmente é professor de inglês da rede pública de ensino básico da cidade de Timon - MA, professor de língua inglesa do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) e no Canal Educação, no qual ministra aulas de inglês para o ensino fundamental, médio e Ensino de Jovens e Adultos em parceria com a SEDUC Piauí. Além disso, membro do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Multiletramentos (GLAMULTI) e do Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE) nos quais atua principalmente com interesse nas áreas de letramento crítico e estudos decoloniais e seus impactos na formação docente.
Fátima Monteiro
Currículo Lattes
Fátima Monteiro é Professora Mestra em Letras, na área de Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - USP (2021), com pesquisa voltada para a atual política educacional, Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), com enfoque no ensino de língua inglesa para o ensino médio. É Bacharela em Letras (1987) com Licenciatura em Letras (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Com experiência iniciada em escolas de idiomas (1979), desde 1988 atua como professora de inglês autônoma. É membro do GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras – USP, CNPq), e do Projeto Nacional de Letramentos (USP DPG CNPq). Desde 2020 assumiu um trabalho voluntário de aulas de inglês para um grupo de profissionais que atuam na área de educação midiática e jornalismo periférico, desenvolvendo suas práticas a partir dos estudos sobre racismo linguístico, com enfoque em segregação digital.
Fernanda Martins
Currículo Lattes
Fernanda Martins Ferreira de Araújo é mestre em Estudos da Tradução, com ênfase em Tradução e Recepção, no programa de Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) da Universidade de São Paulo (USP). É licenciada em Letras - Inglês e bacharel em Tradução pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de Tradução Literária e Tradução Técnica, principalmente tradução e correção acadêmica. Além disso, tem fascínio pela área de localização de jogo, legendagem e narrativa transmídia.
Gabriela Gaspar Lima
Currículo Lattes
Gabriela Gaspar de Lima possui ensino médio pelo Instituto Federal de São Paulo (2018). É graduanda no curso de Letras - Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde também realizou uma pesquisa de Iniciação Científica sobre formação docente, bilinguismo, bilingualidade e translinguismo.
João Paulo de Souza Araújo
Currículo Lattes
Professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), no Curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI) da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE); e licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela UFRPE. Atuou como professor substituto no curso de Letras da UFRPE/UAST entre 2018 e 2019; fez parte do curso de Letras à distância da UFPE como Tutor Virtual por dois semestres acadêmicos; foi professor de língua inglesa na Faculdade Santa Helena (FSH), em Recife-PE, e, também, no English Learning Center (ELC), na mesma cidade. Foi coordenador de área do núcleo de Letras do PIBID da UFRPE-UAST, núcleo de de Língua Portuguesa - edital 02/2020 CAPES - e do núcleo de Língua Inglesa do PIBID na mesma instituição - edital 23/2022 CAPES. Tem interesse em temas relacionados à educação linguística, educação crítica, letramentos e educação em língua inglesa.
Lizika Pitpar Goldchleger
Currículo Lattes
Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Hertfordshire UK (1994), Revalidação para Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação USP - SP (2008), Especialização em Gestão Universitária com ênfase em Avaliação pelo Centro Universitário São Camilo (2011) e Diploma / Especialização em Administração de negócios pela Henley School of Management UK (1994). É licenciada em língua e literatura inglesa pela PUC-SP (1979), onde foi professora de Inglês Oral. Atuou também na Associação Cultura Inglesa como professora de língua inglesa de 1976 a 1996. Foi Coordenadora Acadêmica de 1996 a 2006; Chefe do Departamento Acadêmico de 2006 a 2013 e abriu a Faculdade Cultura Inglesa no mês 9 de 2013. Na faculdade, foi professora e diretora, 2013 a 2020. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Educação de Professores, criação e avaliação de cursos, e aprendizagem da língua inglesa. Participa do GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras) (USP/CNPq). É avaliadora credenciada dos cursos DELTA e ICELT de Cambridge; foi membro do Adisory Board da revista New Routes e do Advisory Council de Cambridge Assessment. Atuou nos Projetos Sociais da Associação Cultura Inglesa São Paulo, que envolveram professores da Rede Pública do Estado e do Município, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação de 1994 a 1999. Seus hobbies incluem leituras técnicas, moda e caminhar com seu cão.
Lucas Cardoso Miquelon
Currículo Lattes
Analista Técnico Educacional de Currículo (Língua Inglesa e Língua Inglesa) da rede SESI-SP e Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Licenciado e bacharel no curso de Letras - Inglês/Português pela Universidade de São Paulo (2019), com ênfase em Metodologias de Ensino e Literaturas/Dramaturgia em Língua Inglesa. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica intitulado Garotas da Varanda: as figurações do feminino na peça Spring Storm, de Tennessee Williams, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Silvia Betti, com subsídio integral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Bolsita PEEG (2020-2021) nas disciplinas Psicologia da Educação e Política e Organização da Educação Básica no Brasil (FEUSP). Participou de projetos educacionais e culturais nas áreas de gênero e sexualidade. Suas atuais linhas de pesquisa são Educação (Metodologias de Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa), Estudos Queer e de Sexualidade. Membro Associado do Braz-TESOL - Materials Writing and Intercultural Language Education SIGs.
Lucas Gustavo do Nascimento Rigonato
Currículo Lattes
Doutorando do programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, no DLM da Universidade de São Paulo. Professor convidado na Faculdade Cultura Inglesa (SP), com disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Possui licenciatura em língua inglesa (2009), especialização em Linguística Aplicada (2014) e mestrado em Letras e Linguística (2017) pela Universidade Federal de Goiás. No período 2015-2016, com apoio financeiro da CAPES, foi bolsista Fulbright, atuando como instrutor de Português como Língua Estrangeira na Catholic University of America em Washington D.C. No momento, trabalha com criação e desenvolvimento de cursos e capacitação e desenvolvimento profissional de professores na Associação Cultura Inglesa de São Paulo. Desde agosto 2021 é membro do GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Letras Estrangeiras. Tem interesse em educação linguística crítica, autoetnografia, formação de professores e teoria sociocultural.
Luciana Parnaíba de Castro
Currículo Lattes
Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI/FFLCH-USP). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Graduada em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Professora da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CFP/UFCG). Membro dos grupos de estudos Geletramentos (UFCG) e GEELLE (USP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e ensino de língua inglesa. Interessa-se pelos temas: educação linguística, formação de professores de línguas e (multi)letramentos.
Maria Cecília Soares de Paula Mendes
Currículo Lattes
Graduada em Letras (Habilidade Tradução Inglês-Português) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2010). Realizou doutorado sanduíche na University College Dublin (UCD), na República da Irlanda (2023). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo, com Doutorado Direto. Foi Bolsista CAPES - DS (Demanda Social) (2022) e CAPES - PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) (2023). Atua nas seguintes linhas de pesquisas: Educação linguística, Decolonialidade, Linguística Crítica, Letras/formação docente.
Maria Cláudia do Nascimento
Currículo Lattes
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP), onde investiga questões relacionadas ao letramento crítico e à educação linguística em língua inglesa. Atualmente desenvolve pesquisa no Departamento de Educação na University of South Australia com bolsa CAPES. Tem graduação em Letras, licenciatura com habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2009), especialização em Informática Educacional pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE - 2012). Além disso, tem certificação TESOL Training pela Northern Virginia Community College - Estados Unidos (Bolsa Capes). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Inglês e Italiano). Possui certificação de proficiência em língua inglesa - CAE de Cambridge (Certificate of Advanced English) e TOEFL ITP. Atualmente, é professora de Português e Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Suzano.
Michely Gomes Avelar
Currículo Lattes
Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília (2021). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.
Samara Braga Jorge
Currículo Lattes
Samara Braga é pesquisadora de Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa envolve o estudo do Letramento Crítico Visual por meio da Arte nas aulas de línguas na escola pública a fim de contribuir para a educação no Brasil. Possui Licenciatura em Linguística e Literatura nas línguas Portuguesa e Inglesa pela Universidade Paulista. Samara tem Certificação CELTA (Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) pela University of Cambridge, além de Teacher Training Course adquirido em Londres, na Inglaterra pela International House - London. Participou do curso de Extensão do Insitituto Singularidades em Educação Bilíngue: Desafios e Possibilidades e também do curso de Extensão da Univeridade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com notas sobre o pensamento decolonial de Walter Mignolo, com o intuito de agregar na pesquisa. Atualmente, além de estar em constante formação, para além das disciplinas oferecidas pelo curso de Mestrado, Samara trabalha como professora de Inglês para fins Acadêmicos (English Instructor for Academic Purposes - EAP) na Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), e professora de Culturas - World Cultures teacher - em contexto bilíngue no Colégio ECCOS.
Sávio Câmara
Currículo Lattes
Possui graduação em Letras/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008). Atualmente é professor regente de língua inglesa (ensino médio) no Colégio Salesiano e também na Escola Móbile como regente de turmas do Ensino médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Linguística Aplicada - Aquisição de Segunda Língua. Pesquisador do Projeto Nacional de Letramentos com a Universidade de Illinois.
Simone Yukie Kawashima
Currículo Lattes
Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras - Inglês/Português, pela Universidade de São Paulo (2019) e graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Tem experiência na área de ensino de línguas, com ênfase em inglês. Atualmente é professora de inglês. Em 2021, ingressou como Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo (USP/FFLCH). É integrante do grupo de pesquisa GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras) sob orientação do Prof. Dr. Daniel de Mello Ferraz e Prof Dr. Luciana Fonseca. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Língua Inglesa.
Tamara de Farias Cervera
Currículo Lattes
Atualmente é professora de inglês para o Ensino Fundamental I, II e Graduação. Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de São Paulo. É integrante do grupo de pesquisa GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras) sob orientação do Prof. Dr. Daniel de Mello Ferraz. Possui um projeto de iniciação científica concluído chamado As Práticas de Bilinguismo e Translinguismo sob as perspectivas cultural e digital. Em 2021, ingressou como Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, bilinguismo, translinguismo e novos letramentos.
Ticiane Rafaela de Andrade Moreno
Currículo Lattes
Licenciou-se em Letras com habilitação dupla em Português e Inglês na Universidade Estadual do Norte do Paraná e em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Durante a graduação, desenvolveu pesquisa nas áreas de gêneros textuais e livro didático em língua materna. Participou como bolsista no Projeto de Extensão "A Escola na Formação do Cidadão Ativo e Crítico" do Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR, 2010). Participou dos Grupos de Pesquisa "Leitura e Ensino" (UENP, 2009-2011), "Literatura e Ensino" (2010) e FELICE (Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças) na UEL (2016-2018). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidade Estadual de Londrina, cuja área de pesquisa da monografia foi ensino de língua estrangeiras para crianças e análise de sistemas apostilados de ensino. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, desenvolveu pesquisa sobre representações do agir político de professores de língua inglesa para crianças. Já lecionou língua inglesa e língua portuguesa para diversos segmento de ensino em contextos público e privado na educação básica. Atualmente é professora de língua portuguesa, língua inglesa e de ensino de linguagem no IFSP - câmpus Sorocaba, onde atua junto aos cursos integrados ao ensino médio e o superior em Pedagogia. Coordena e organiza eventos na instituição, bem como projetos de ensino e extensão na área de alfabetização, letramento crítico, letramento literário e letramentos marginais. Participa do Grupo de Pesquisa GEELLE/USP - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (2022 - ).