Internacionalização

Um dos objetivos desse período, em relação às ações e parcerias de internacionalização do GEELLE foi o desenvolvimento do VIC – Virtual Internacional Collaboration Brazil-USA, por meio da parceria entre a Universidade de São Paulo, University of Missouri St. Louis e TAMMUC, Texas Corpus Christi University.

Assim, em 2020, realizamos a primeira etapa da colaboração, com a oferta de três mini cursos. O público alvo foi composto de estudantes de graduação (Letras e Educação) das três universidades e, para cada mini curso, os alunos de cada contexto realizariam atividades em conjunto, em práticas translíngues. Segue um resumo do que foi feito, com as datas e temas:

24/09/2020

Mini curso
Palestra + discussão

Black lives matter in languages
Dr.Mirim Jorge (UMSL)

22/10/2020

Mini curso
Palestra + discussão

Languages, national politics, and power
Dr. Daniel Ferraz (USP)

19/11/2020

Mini curso
Palestra + discussão

Pandemic times Society and Languge education
Dr. Mara Barbosa (TAMMUC)

Os encontros foram enriquecedores, bem como os dados gerados. Alguns deles já foram problematizados e seguem como publicações submetidas a revistas e projetos de livros. Outra publicação gerada foi o capítulo de Jorge e Ferraz: Literacies Made in Brazil: Global and Subaltern Cosmopolitan Literacies. Critical perspectives on global literacies: bridging research and practice. 1ª ed. New York: Routledge, 2023.

Em 2023, retomamos o projeto VIC em novembro de 2023, com mais duas palestras e, dessa vez, com um público para além do Brasil e Estados Unidos. Novamente, os dados gerados estão sendo analisados.

Outras ações do GEELLE em relação à internacionalização, resumidamente, são:

1. Nos ciclos de palestras e/ou eventos especiais, o GEELLE realizou eventos internacionais, conforme ressaltado, em língua inglesa e com convidados de instituições internacionais parceiras (University of Technology Sydney, University of Manitoba, York University, Missouri St. Louis, University of Illinois, Universidad del Valle, Catholic University of Leuven KU LEUVEN, Texas A&M Corpus Christi University, California State University, Universidad Pont. Bolivariana, Queensland University, University of South Australia).

2. O GEELLE tem incentivado os seus pesquisadores a participarem de editais de mobilidade internacional. Assim, as pesquisadoras de doutorado têm se destacado nas seleções, por exemplo, para o PRINT CAPES. Em resumo: Maria Cecilia Mendes realizou doutorado sanduíche na University College Dublin por seis meses, tendo sido convidada a ficar em Dublin por mais seis meses para realização de outra pesquisa na UCD; Janaina Gonçalves realizou a sua pesquisa por seis meses na University of Cambridge; Luciana Parnaíba se encontra, em 2024, na cidade de Urbana Champaigne onde realiza pesquisa na University of Illinois e Maria Claudia Alves do Nascimento está em Adelaide, na University of South Australia; Samara está na Universidade de Londres, realizando parte da pesquisa de mestrado. Além disso, os coordenadores do GEELLE têm realizados as suas próprias pesquisas: Luciana Carvalho Fonseca, vice coordenadora do GEELLE, realizou pesquisa na University of Leipsik, e Daniel Ferraz realizou pesquisa, em 2021, na Universidade Católica de Leuven.

3. Os membros do grupo têm também se dedicado a publicar em periódicos, handbooks e livros internacionais, em língua inglesa.