O GEELLE — Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras — pretende aprofundar as discussões sobre a educação crítica (Freire) e os movimentos educacionais dos letramentos (letramentos críticos, novos letramentos, multiletramentos). Consoante com a proposta de extensão universitária, este site foi criado para divulgar as pesquisas e publicações realizadas pelo grupo, de modo a contribuir para a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa / línguas estrangeiras.

Atualmente, o GEELLE conta com aproximadamente 40 membros da Universidade de São Paulo e de diversas instituições de todo o país. Ao longo dos últimos cinco anos, o Grupo vem estabelecendo parcerias com pesquisadores de IES, como por exemplo: (UFPR, UFMG, UFES, UFMS, UEMS, UNIFESP, UFSCAR, UNICAMP, UFG, UFAC, UFAM, UNIGRANRIO, UFF, UFRJ, UFRRJ, UEG, UEL, UFSJ, UFNT, UFT, UFAL, IFSP, IFES, UFS, UFCG, UFBA, UESB, UFPI, UFRPE, UNB, UFU, UFMT). Além disso, o GEELLE tem parcerias com pesquisadores de universidades internacionais, tais como: University of Technology Sydney, University of Manitoba, York University, Missouri St. Louis, University of Illinois, Universidad del Valle, Catholic University of Leuven KU LEUVEN, Texas A&M Corpus Christi University, California State University, Universidad Pontificia Bolivariana, Queensland University, University of South Australia.