GEELLE lança livro "Discussões sobre educação linguística e formação docente" 
A obra, digital e gratuita, registra o primeiro ciclo de estudos do grupo, que se estendeu de 2019 a 202
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Capa do e-book
Capa do e-book (Pimenta Cultural, 2024)

O Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras lançou, em março de 2024, o e-book Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE. Disponível apenas na versão digital, o livro pode ser baixado gratuitamente neste link.

Nas palavras da prefaciadora Cristina Eluf, o volume problematiza “questões sobre Letramentos (Multi-Novos-Críticos, Digitais), Multimodalidade, tecnologias digitais, agência, affordance, bilinguismo, aprendizagem e educação”. A obra também articula questões de raça, pluralidade, (de)colonialidade, cidadania ativa, curricularidade e teorias freireanas.

O próprio termo “Educação Linguística”, defendido pelos pesquisadores do grupo, é inspirado na pedagogia crítica de Freire. Para Daniel Ferraz, ensinar e educar por meio de línguas estrangeiras são conceitualizações distintas. A expressão “ensino de língua inglesa”, por exemplo, foi usada em contextos mais conservadores para designar a transferência de conhecimento linguístico por meio de metodologias, métodos e livros didáticos padronizados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências que conduzam os estudantes à “excelência linguística”. Educar em língua estrangeira, por outro lado, pressupõe uma revisitação ao ensinar, uma reflexão sobre os novos papéis que as línguas adquiriram – principalmente em contextos digitais e (pós-)pandêmicos. Somente dessa forma é possível traçar práticas pedagógicas e currículos transdisciplinares e críticos.

O livro é dividido em duas partes. Na Parte 1, intitulada "Ler-nos lendo: revisitando os ciclos de palestras do GEELLE", os autores fazem análises e releituras das lives do grupo, realizadas entre 2019 e 2023 e disponíveis no canal do YouTube a Parte 2 é composta por três capítulos em que integrantes do grupo divulgam seus próprios projetos e pesquisas.