Artigos

Capa da revista


 ENSINO REMOTO DE LÍNGUAS: Experiências de multiletramentos e possíveis ressignificações epistemológicas. 

Autores: Michely Gomes Avelar e Cristiane Rosa Lopes
Publicação: Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 16, p. 1, 2024.

Link

Capa da revista

WALKTHROUGH/DETONADO: UM GÊNERO TEXTUAL DA CULTURA DIGITAL GAMER

Autores: Michely Gomes Avelar e Luiz Carlos de Alencar Ribeiro
Publicação: Revista Coralina, v. 16, p. 13-31, 2024.

Link

Capa da revista

Árvores, famílias, ruas, rios, florestas e praças no museu de língua portuguesa: entrelaçamentos epistemológicos

Autores: Souzana Mizan e Daniel de Mello Ferraz
Publicação: Pensares em Revista, p. 192–222. 27 de maio. 2023.

PDF

Capa da revista


Acerte primeiro, acerte com força, sem compaixão: uma análise interpretativa da (re)construção de paradigmas em Cobra Kai

Autores: Michely Gomes Avelar
Publicação: Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais, Inhumas, v. 12, n. 3, p. 178-190, 2023.

Link

Capa da revista

Reflexões sobre letramentos e educação linguística a partir de “queda livre”, Black Mirror

Autores: Michely Gomes Avelar e Danielle Rosa Nunes
Publicação: Revista Intersaberes. Porto Alegre, v. 18, p. 1-17, 2023.

Link

Capa da revista

Uma perspectiva decolonial do ensino de língua portuguesa

Autores: Lucas Cardoso Miquelon
Publicação: Revista de Metodologia de Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira (MELPE), p. 78-80, 1º jun. 2023.

PDF

Capa da revista

A variação no movimento entre língua e sociedade

Autores: Lucas Cardoso Miquelon
Publicação: Revista de Metodologia de Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira (MELPE), p. 89-91, 1º jun. 2023.

PDF

Capa: "Linguistic Frontiers"

Queering Bolsonaro's mediatic discourse: Strengthening Brazilian LGBTQIA+ communities through language education

Autores: Daniel de Mello Ferraz e Lucas Cardoso Miquelon
Publicação: Linguistic Frontiers, v. 5, p. 69-76, 2022.

PDF

Capa: "Linguistic Frontiers"

Lendo Games (multi)letramentos nos anos iniciais

Autores: Michely Gomes Avelar e Giuliana Castro Brossi
Publicação: Papéis, Campo Grande, v. 26, n. 51, p. 129-145, 2022.

Link

Capa: Policromias

Cinema e letramento visual em aulas de línguas estrangeiras

Autores: Daniel de Mello Ferraz e Gabriela Hikari Tomizuka
Publicação: Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, v. 6, p. 389-419, 2021.

PDF

Capa: Policromias

Multiletramentos na formação de professores de línguas: experiências no/do GEFOPLE em ambientes virtuais

Autores: Carla Conti Freitas, Cristiane Ribeiro Magalhães e Michely Gomes Avelar
Publicação: Revista DecoDE - Design de Conteúdo Digital para a Educação, João Pessoa, v. 1, p. 1-10, 2021.

Link

Capa Olhares e Trilhas

Educando em tempos de pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global 

Autores: Souzana Mizan e Daniel de Mello Ferraz
Publicação: Revista Olhares e Trilhas, v. 23, p. 284-311, 2021.

PDF

Capa: Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Educating in times of pandemic: images as micropolitics of epistemic disobedience to the modern and humanist epistemologies of the Global North

Autores: Souzana Mizan e Daniel de Mello Ferraz
Publicação: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 433-466, 2021.

PDF

Capa: Revista X

Ser para saber: Os conceitos de língua inglesa nos entremeios das práticas pedagógicas

Autor: Lucas Cardoso Miquelon
Publicação: Revista X, v. 16, p. 1658-1683, 2021.

PDF

Capa: Odisseia

Filosofias da linguagem pós-estruturalistas e decolonialidades: contribuições para a formação docente?

Autores: Daniel de Mello Ferraz e Maria Cecília Soares de Paula Mendes 
Publicação: Revista Odisseia, v. 6, p. 107-126, 2021.

PDF

Capa: Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Language, Literacy and Education in Times of Crises

Autor: Ana Paula Martinez Duboc e Daniel de Mello Ferraz
Publicação: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 295-309, 2021.

PDF

Capa: Revista X

Existir e re-existir: as comunidades LGBTQIA+ no Brasil de 2020

Autor: Daniel de Mello Ferraz e Lucas Cardoso Miquelon
Publicação: Revista X, v. 15, p. 92-98, 2020.

PDF

Capa: Revista X

O ENSINO DE LÍNGUAS PELO VIÉS FUNCIONAL: OS USOS DE BUG, BUFF, LAG E NERF NOS JOGOS DIGITAIS

Autor: Michely Gomes Avelar
Publicação: Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v. 33, p. 198-227, 2019.

Link