Formação e Cursos

O GEELLE viabiliza projetos de formação de pesquisadores e docentes. Desde a sua criação, em 2019, contribuímos para a produção de artigos, teses, dissertações e capítulos de livros, listados na aba Publicações.

O grupo também promove cursos de formação continuada para professores de línguas estrangeiras. Alguns desses cursos se transformaram em livros digitais, produzidos pelos discentes. Confira as ementas:


Curso de formação continuada para professores de línguas: Epistemologias e jogos digitais

O curso de formação continuada intitulado “Epistemologias e jogos digitais”, realizado em parceria com a Universidade Estadual de Goiás, foi organizado por Michely Avelar (UEG) e Daniel Ferraz (USP), membros do GEELLE. Ele foi dividido em duas partes: a primeira foi realizada por meio de palestras online com discussão no chat do nosso canal do YouTube, aberto ao público interessado em geral. Na segunda etapa, ofertamos, para os professores que participaram das lives, um curso específico, também online, sobre formação docente, educação linguística e jogos digitais. Ressaltamos que esse trabalho foi conectado à pesquisa de doutorado de Michely Avelar (UEG) e os dados gerados estão sendo analisados pela pesquisadora em sua tese. Abaixo, as datas e temas dos eventos:

25/03/2022

Palestra Online

(Evento especial em parceria com a UEG)

Epistemologia e jogos digitais.

29/04/2022

Curso Online
(Evento especial em parceria com a UEG)

Epistemologia e jogos digitais

27/05/2022

Curso Online
(Evento especial em parceria com a UEG)

Epistemologia e jogos digitais

15/07/2022

Curso Online
(Evento especial em parceria com a UEG)

Epistemologia e jogos digitais

19/08/2022

Curso Online
(Evento especial em parceria com a UEG)

Epistemologia e jogos digitais


Curso de formação continuada: Educação Linguística em Tempos Pós-Pandêmicos: uma mudança paradigmática para as tecnologias digitais na educação?

Este curso de extensão teve como objetivo suscitar a reflexão sobre o papel das tecnologias digitais e das plataformas virtuais no ensino de línguas estrangeiras (LE) e também sobre o seu uso crítico nas aulas de LE por meio de leituras, palestras e discussões guiadas. Como produto final, objetivou-se construir coletivamente um manual de boas práticas de ensino com tecnologias digitais e plataformas virtuais que poderá ser disponibilizado à comunidade em geral. O curso foi ministrado pelo Dr. Gabriel Amorim (UFG) e Daniel Ferraz (USP) e foi ofertado exclusivamente para professores de línguas estrangeiras em formação continuada, de todo o país, com foco no professor da escola pública (25 vagas).